Arborização e espaço urbano

Confira o editorial desta terça-feira (25)

[Arborização e espaço urbano]

FOTO: Jefferson Peixoto/Secom

A qualidade de vida tem sido cada vez mais prejudicada nos centros urbanos e a falta de interação com o verde neste espaço cada vez mais de concreto é um dos principais atores responsáveis por, por exemplo, problemas respiratórios.

O sistema viário compreende as ruas, as calçadas, as ilhas verdes, os equipamentos que o compõe (rede de água, de saneamento, de telecomunicações e energia elétrica) e a “possível e difícil” integração com a vegetação de porte arbóreo. Uma das dificuldades de interação se dá, principalmente, nos ambientes que não receberam o adequado planejamento.

Neste sentindo, a arborização dentro do sistema viário é urgente, seja em pequenas cidades ou capitais, uma vez que as árvores são as responsáveis pela distribuição e conexão entre a malha urbana. O desafio é, por certo, é colocar a árvore certa no lugar certo. 

Investir em normas de legislação, incrementar tecnologias nos processos de licenciamento para reduzir a burocracia, envolvimento comunitário, melhorias na qualidade da poda e nutrição de árvores são algumas alternativas para manter a árvore saudável e funcional o máximo de tempo possível. 

Tecnologias de gestão, manejo arbóreo e alternativas para não deixar as árvores chegarem nas redes elétricas são outros caminhos essenciais para melhorar a arborização viária.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!