Urgência no sucessor do Bolsa Família

Confira o nosso editorial desta quarta-feira (26)

[Urgência no sucessor do Bolsa Família]

FOTO: Reprodução/Caio Lencioni

A qualidade e a quantidade de comida que as crianças e adolescentes brasileiros consomem foi afetada pela crise da covid-19. A conclusão, uma lastimável eminência desde os primeiros momentos da pandemia, é do Ibope e Unicef, uma pesquisa realizada com adultos que vivem com adolescentes e crianças entre 4 e 17 anos.

De acordo com o levantamento, 21% dos entrevistados afirmaram que vivenciaram momentos em que os alimentos acabaram e não havia dinheiro para comprar mais. Uma dinâmica, de certo modo, compreensível com a alta do desemprego e da dificuldade de muitas famílias em ter acesso a uma dieta saudável, geralmente que demanda tempo e, claro, dinheiro.

Entre os que vivem com crianças e adolescentes em casa, esse percentual foi de 27%. Sem ter a quem recorrer, como programas de distribuição de alimentos, 6% disseram que a única saída foi deixar de comer, o que representa cerca de nove milhões de brasileiros deixando de realizar alguma refeição por falta de dinheiro. 

Nos lares com crianças e adolescentes, esse percentual sobe para 8%. O estudo ainda mostra que a comida, quando tem, é de pior qualidade em muitos casos. Quase metade (49%) dos brasileiros sofreu alguma mudança nos hábitos alimentares neste período de quarentena. Afinal, não é segredo ou alarmismo, a extrema pobreza no Brasil é uma realidade de décadas e parece se aprofundar na pandemia.

A constatação da pesquisa escancara a urgência de aniquilar de vez o impasse para construção do sucessor do Bolsa Família que, hoje, paga em média R$ 190 mensais a 14 milhões de famílias. O presidente Jair Bolsonaro gostaria de atingir 20 milhões de famílias e pagar pelo menos R$ 300 ao mês, mas o Ministério da Economia ainda encontra dificuldade em fazer com que o programa não ultrapasse o teto de gastos. O quebra-cabeça precisa ser concluído, logo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!