• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Argentina declarou CV e PCC como organizações terroristas, afirma ministra da Segurança

Argentina declarou CV e PCC como organizações terroristas, afirma ministra da Segurança

Organizações criminosas foram incluídas no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet)

Por Da Redação
Às

Argentina declarou CV e PCC como organizações terroristas, afirma ministra da Segurança

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou na terça-feira (28) que as organizações criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) foram incluídas no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet) do país. A fala foi realizada após a megaoperação realizada no Rio de Janeiro.

"A Argentina declarou essas duas organizações como narcoterroristas", disse Patricia em entrevista ao canal La Nación +.

De acordo com a ministra, atualmente, 39 brasileiros estão em prisões argentinas. Desses, cinco são integrantes do CV e "sete ou oito" do PCC.

"Eles estão muito isolados uns dos outros para que não tenham nenhum tipo de poder", garantiu. A ministra também afirmou haver um controle "muito estrito" sobre os detentos, identificados, segundo ela, pelas tatuagens e práticas de ritos de iniciação nas penitenciárias.

À CNN, fontes do ministério da Segurança informaram que o expediente de inclusão das organizações criminosas no registro de organizações terroristas foi publicado há cerca de um mês. No entanto, elas não constam na relação online do Repet devido a atrasos motivados por mudanças no ministério das Relações Exteriores.

A operação

Deflagrada na terça-feira, a Operação Contenção teve como objetivo o cumprimento de 100 mandados de prisão contra integrantes de facções criminosas que atuam nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.

A operação contou com a mobilização de cerca de 2.500 agentes e resultou em 113 prisões e ao menos 121 mortos, sendo categorizada como a mais letal do Rio de Janeiro.

*Com informações da CNN

LEIA MAIS:

Secretário de Segurança da Bahia afirma que ‘pelo menos três ou quatro baianos’ estão entre os criminosos presos em operação no Rio de Janeiro

Baiano morto durante megaoperação no RJ tinha envolvimento com o CV e já foi preso por tráfico de drogas

Líderes do Comando Vermelho são presos em megaoperação no Rio de Janeiro

Megaoperação no Rio de Janeiro tenta prender 100 integrantes de facção criminosa

Vídeo: Jerônimo comenta megaoperação no Rio de Janeiro: "Espero que encontrem uma saída para o enfrentamento ao crime organizado"

Motta e Alcolumbre se pronunciam sobre megaoperação contra o tráfico no Rio que já deixou 64 mortos

Megaoperação no Rio já contabiliza mais de 60 mortes e prisões de 81 suspeitos; já é a mais letal do estado

Imprensa internacional repercute megaoperação no Rio de Janeiro

Cerca de 20 baianos estão entre mortos e presos em megaoperação no Rio de Janeiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário