ONU condena utilização de força excessiva da polícia em protestos na Colômbia

Confrontos entre polícia e manifestantes contrários a proposta de reforma tributária deixaram 19 mortos

[ONU condena utilização de força excessiva da polícia em protestos na Colômbia]

FOTO: Reprodução/Jornal A Verdade

A Organização das Nações Unidos (ONU) condenou nesta terça-feira (4) o "uso excessivo" de força durante os protestos contra a reforma tributária na Colômbia, que deixaram ao menos 19 mortos e mais de 800 feridos desde a quarta-feira da semana passada (28). 

Segundo a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Marta Hurtado, as Nações Unidas estão "profundamente alarmadas com os acontecimentos vistos na cidade de Cali na noite passada, quando a polícia abriu fogo contra os manifestantes que protestavam contra as reformas tributárias, matando e ferindo várias pessoas":

O posicionamento, seguido por uma declaração similar da União Europeia, vem em meio a denúncias que se espalham nas redes sociais de brutalidade policial e da execução de manifestantes, que voltaram a entrar em confronto com as forças de segurança na noite desta segunda (3).

Pressionado pelas manifestações, o ministro da Economia do país, Alberto Carrasquilla, renunciou ao cargo ainda na segunda. Um dia antes, o presidente Iván Duque pediu que o Parlamento retirasse a reforma da pauta e anunciou que enviará uma nova proposta, que prometeu elaborar em consulta com setores políticos e a sociedade civil.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!