Astrônomos descobrem cometa coberto com 'pó de talco'

Cometa já está em fase final de vida, aponta pesquisadores

[Astrônomos descobrem cometa coberto com 'pó de talco']

FOTO: Divulgação

Um grupo de astrônomos da Universidade Kyoto Sangyo, no Japão, descobriu que um cometa que se encontra no estágio final da sua vida é coberto por uma substâncias semelhante ao pó de talco. A novidade foi publicada na revista Icarus, em março. 

Visto pela primeira vez em janeiro de 2016, o cometa P/2016 BA14 (Panstarrs) que despertou a curiosidade dos cientistas, devido à sua atividade diferente. Se trata de um cometa mas numa fase enfraquecida, depois de algumas aproximações do Sol. Com isso, ele resulta na formação de caudas impressionantes, o corpo celeste foi aquecido, perdendo gás e poeira. 

“Acredita-se que depois de muitas viagens pelo Sistema Solar interno, este cometa queimou quase todo o seu gelo e agora está se aproximando do fim de sua vida cometária”, sugeriu a equipe responsável pelo estudo.

Durante as pesquisas, os astrônomos descobriram ainda que o Panstarrs tem 800 metros de diâmetro e que sua superfície é coberta por moléculas orgânicas e com grãos de filossilicato, que na Terra, a substância é encontrada no pó de talco. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!