Ataque russo na Ucrânia deixa 3 feridos e 1,4 mil sem energia; Kremlin afirma ter interceptado 296 drones ucranianos
Troca de acusações entre países acontece em meio a intensificação das negociações de cessar-fogo

Foto: Gabinete do Presidente da Ucrânia via EBC
A Rússia e a Ucrânia trocam acusações sobre ataques realizados nesta quarta-feira (28). Kiev afirma que uma ofensiva deixou três pessoas feridas na cidade de Svitlovodsk, atingiu cerca de 76 casas e 1,4 mil pessoas ficaram sem energia. Já Moscou acusa a Ucrânia de lançar 296 drones ao território na madrugada.
Além disso, a defesa ucraniana afirma ter interceptado 37 de 88 drones russos lançados no território. Nesta semana, entre domingo (25) e segunda-feira (26), a Rússia realizou o maior ataque aéreo registrado desde o início do conflito, em 2022, e deixou 12 mortos.
Os ataques irritaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à frente de uma tentativa de negociação de cessar-fogo, que chamou o presidente Vladimir Putin de louco.
Na terça (27), a Rússia já havia afirmado que enfrentou um ataque de ao menos 112 mísseis ucranianos, interceptados em um intervalo de três horas. Em uma rede social, o principal responsável pela segurança do Kremlin, Dmitry Medvedev, mencionou diretamente o risco de uma Terceira Guerra Mundial.
“Sobre as palavras de Trump, dizendo que Putin está ‘brincando com fogo’ e que ‘coisas realmente ruins’ podem acontecer à Rússia, eu só conheço uma COISA REALMENTE RUIM — a Terceira Guerra Mundial. Espero que Trump entenda isso!”, escreveu.
Em meio à nova onda de ataques, no domingo, os países realizaram a maior troca de prisioneiros desde o início da guerra. Cada país repatriou mais de 300 combatentes, totalizando 606 soldados libertados.
A troca já havia sido parcialmente iniciada na sexta-feira, com outros 390 prisioneiros transferidos, e decorre de um acordo firmado entre as partes durante negociações em Istambul, no início do mês.
LEIA TAMBÉM:
• Rússia lança maior ataque aéreo da guerra e deixa ao menos 12 mortos na Ucrânia
• Rússia ataca Ucrânia após proposta de cessar-fogo, diz Kiev
• Putin comunica cessar-fogo de 3 dias na Ucrânia no mês de maio
• Rússia impõe série de condições para acordo de cessar-fogo após Ucrânia dar aval positivo à proposta estadunidense
• Ucrânia e Rússia fazem 'grande' troca de prisioneiros de guerra, afirma Trump
• Trump chama Putin de "louco" após Rússia lançar maior ataque áereo contra a Ucrânia
• Zelensky diz que silêncio dos EUA encoraja Putin a manter ataques agressivos na guerra
• Ucrânia tentou derrubar helicóptero com Putin durante ataque de drones, diz Rússia
• Kremlin minimiza crítica de Trump a Putin e reconhece apoio dos EUA nas negociações de paz
• Trump eleva tom contra Putin após recorde de bombardeios russos na Ucrânia