Atenção aos projetos de combate à covid-19
Confira a coluna deste domingo (2)

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Mais da metade dos brasileiros (56%) acompanham o trabalho dos senadores – da atual legislatura – em questões ligadas ao enfrentamento do combate à covid-19, é o que aponta pesquisa de opinião, divulgada na última sexta-feira (31), do Instituto DataSenado.
Do número que afirma conhecer o que tramita na Câmara Alta, 45% o avaliam como ótimo ou bom, 31% classificam o desempenho como bom e 14% dizem que o trabalho do Senado é ótimo. Outros 11% dizem que o trabalho do Senado é péssimo, enquanto 7% o avaliam como ruim.
Os resultados evidenciam, principalmente, o interesse da população em saber quais medidas o governo toma para aplacar a disseminação do vírus. É uma constatação mais escancarada do que um interesse pelo trabalho do Senado.
Isso fica claro na avaliação sobre PL que torna obrigatória a divulgação diária dos dados relacionados à doença do novo coronavírus. Os resultados mostram que 83% dos brasileiros acham que a proposta é muito importante para o país. Apenas 9% classificaram a proposta como pouco importante.
Também traz números expressivos no que diz respeito à visão da população brasileira sobre projetos que tratam da transparência de dados. Para 84% dos entrevistados, é muito importante que a divulgação da aquisição de bens e serviços para o combate à pandemia de covid-19 seja mais ampla. Aproximadamente oito em cada dez entrevistados (79%) acreditam que a maior divulgação das contratações feitas sem licitação para combater o coronavírus vai facilitar a fiscalização do uso do dinheiro público e 64% acham que as irregularidades vão diminuir.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de julho. Foram entrevistados por telefone 2,4 mil brasileiros com 16 anos ou mais, em amostra representativa da opinião da população brasileira.