Aumento do prazo da validade da CNH vai para sanção presidencial

PL que trata do novo Código de Trânsito Brasileiro segue para sanção presidencial

Por Juliana Dias
Às

Aumento do prazo da validade da CNH vai para sanção presidencial

Foto: Reprodução

Seguiu para sanção presidencial o projeto de Lei (3267/19) que trata do novo Código de Trânsito Brasileiro. A análise do texto foi finalizada nesta terça-feira (22) pela Câmara dos Deputados, depois de sofrer alterações no Senado. De autoria do governo, o novo Código aumenta o prazo da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos para condutores de até 50 anos de idade. O prazo atual, de cinco anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos. Acima dos 65 anos, a renovação será a cada três anos.

Também houve um aumento na quantidade de pontos para perda da habilitação. Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos. Com o novo texto, conforme explicou o relator do texto na Câmara, Juscelino Filho (DEM-MA), é considerada a gradação da multa, que, para ele, ficou mais "atual e justo". A pessoa tem a CNH suspensa se acumular 20 pontos incluindo duas infrações gravíssimas ou mais. Esse número sobe para 30, se a pessoa tiver apenas uma infração gravíssima e para 40 nos demais casos.

"O esforço se respaldou na construção de um texto que encontrasse apoio na maioria dos parlamentares, para ir a sanção uma versão final refinada e afinada. Tudo que se refere ao trânsito é superlativo, contempla muitos aspectos e tem impacto na vida das pessoas, das famílias, das cidades e do país, como ocorre no mundo inteiro", falou.

Outra mudança importante, sobretudo em relação ao texto original, entregue em mãos por Jair Bolsonaro ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia é quanto à cadeirinha ou assento de elevação, que passa a constar no novo Código. A infração para quem desrespeitar é gravíssima. No texto original, o governo pedia o fim da penalidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.