• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Bahia criou mais de 11 mil postos de trabalho com carteira assinada em janeiro

Bahia criou mais de 11 mil postos de trabalho com carteira assinada em janeiro

Comércio varejista registrou crescimento de 2,3% no primeiro mês de 2022

Por Da Redação
Às

Bahia criou mais de 11 mil postos de trabalho com carteira assinada em janeiro

Foto: Camila Souza/GovBA

Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), a Bahia gerou 11.279 postos com carteira assinada no mês de janeiro. O saldo foi o maior registrado entre os estados da região Nordeste.

Além disso, o comércio varejista registrou crescimento de 2,3% no primeiro mês de 2022 frente ao mês de dezembro.

“Muito bom iniciar o ano com a geração de empregos em alta. Tão bom que os novos empregos, segundo a SEI, já movimentaram a nossa economia e impactaram no crescimento do varejo em 2,3%, dois excelentes resultados”, avaliou o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. 

Em termos absolutos, a Bahia ocupou a primeira posição na geração de postos celetistas entre os estados nordestinos. Entre os 27 entes federativos, o estado ficou na sétima colocação. Já em termos relativos à variação do estoque, também se localizou em primeiro lugar no Nordeste e na sétima colocação no país.

“Das 11.279 mil vagas geradas na Bahia, mais da metade foi no setor de serviços e grande parte na construção civil. Isso é reflexo da retomada da atividade econômica no  estado, que é bastante concentrada nos setores de serviço e comércios, e também dos investimentos públicos na área da construção civil”, explica o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

Dos segmentos que mais gerou posto de trabalhos celetistas lidera o de Serviços (+5.926 postos), dentre os cinco grandes setores de atividade econômica em janeiro no estado. Em seguida, foi acompanhado por Construção (+3.975 postos), Indústria geral (+1.871 postos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+168 postos).

Comércio Varejista

O comércio varejista baiano expandiu suas vendas em 2,3% no primeiro mês de 2022 frente ao mês imediatamente anterior. No Brasil, na mesma base de comparação, os negócios registraram crescimento de 0,8%.

Segundo o SEI, o resultado positivo em janeiro na avaliação com ajuste sazonal é reflexo da retomada do auxílio emergencial e uma percepção mais favorável sobre o mercado de trabalho.

Além disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, apontou que três dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas tiveram crescimento, comparando janeiro de 2021 com o mesmo mês desse ano. “Tivemos Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (24,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (11,9%), e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%)”, listou Leal.

Segundo o secretário, também foi destacado o expressivo aumento do setor de Veículos, motos, partes e peças de 49,6% nas vendas em janeiro de 2022, em relação à igual mês do ano anterior. “Essa é a décima segunda expansão consecutiva apresentada pela atividade, o que mostra que a Bahia vem retomando seu crescimento”.

Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário