• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Bahia não registrou nenhum caso de intoxicação por metanol até o momento, afirma Sesab

Bahia não registrou nenhum caso de intoxicação por metanol até o momento, afirma Sesab

Secretarias de saúde de Salvador e do Estado emitem alertas sobre contaminação

Por Da Redação
Às

Bahia não registrou nenhum caso de intoxicação por metanol até o momento, afirma Sesab

Foto: Divulgação/ Ascom SMS

A Bahia ainda não registrou casos de intoxicação por metanol, segundo informado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (2). Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador afirmou que está monitorando, rigorosamente, a situação, através da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

"Até o momento, não há registros confirmados em Salvador relacionados ao surto identificado em outras cidades do país", afirmou a SMS, em nota.

No entanto, devido aos alertas emitidos pelo Ministério da Saúde, a SMS adotou medidas imediatas de prevenção e intensificou as ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras, supermercados e outros pontos de venda. A ação busca evitar episódios de intoxicação na capital baiana.

A SMS também orientou os consumidores a ficarem atentos ao comprar bebidas alcoólicas. Medidas como ler o rótulo, verificar fabricante e data de validade são essenciais, além de desconfiar de valores muito abaixo do comum.

Já a Sesab afirmou, por meio de uma nota, que já emitiu orientações tanto para unidades de saúde da rede privada quanto para portas de urgência e emergência da rede pública para que se atentem a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação. A Secretaria indicou que quaisquer notificações devem ser imediatamente comunicadas.

Além disso, a Sesab revelou manter contato permanente com o Ministério da Saúde e com as autoridades sanitárias nacionais para monitorar a situação em outros estados.

Os casos de intoxicação por metanol, substância tóxica usada em produtos industriais, têm crescido em todo o país. Até o momento, 59 casos já foram confirmados pelo Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

Governo federal monitora mortes por suspeita de bebida com metanol

Intoxicação por metanol expõe mercado clandestino de reciclagem

Ministério da Saúde abre sala de situação para monitorar intoxicações por metanol

                                  Rapper é internado com suspeita de intoxicação por metanol!

Câmara pauta votação de projeto que torna hediondo crime de falsificação de alimentos após casos de intoxicação por metanol

Com casos de intoxicação por metanol, médicos recomendam que pessoas não bebam

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.