Baiano lança campanha para se tornar primeiro brasileiro a governar um estado americano

Desafio é conseguir 10 mil assinaturas de apoio na disputa marcada para novembro de 2022

[Baiano lança campanha para se tornar primeiro brasileiro a governar um estado americano]

FOTO: Reprodução/Revista Cenarium

Orlando Silva deixou Vitória da Conquista em 1993, aos 15 anos e foi morar nos Estados Unidos com a irmã mais velha. Estudou, trabalhou, abriu sua própria empresa e hoje, aos 44, resolveu se candidatar ao governo do estado de Massachusetts. Se vencer a eleição marcada para novembro de 2022, será a primeira pessoa nascida no Brasil a ser governador nos EUA. 

Para chegar até lá, no entanto, ele tem um longo caminho, como mostra a reportagem feita pelo jornal O Globo. Morador de Shrewsbury, Orlando é casado com uma brasileira e pai de duas filhas, trabalhando na manutenção de tubulações de aquecedores e aparelhos de ar-condicionado, mas um calouro na política. Virou cidadão americano no ano passado, quando votou pela primeira vez e se filiou ao Democrata, o mesmo do presidente Joe Biden.

Em março, registrou sua campanha para participar da primária do partido, programada para julho de 2021, e conseguiu um pouco da atenção que precisará para ter a pré-candidatura aceita pelos democratas, atrás de um nome capaz de interromper a sequência de dois mandatos republicanos no estado, encabeçados pelo atual governador Charlie Baker.

Agora, ele precisa recolher 10 mil assinaturas de apoio ao seu nome e gerar um burburinho a ponto de ser levado a sério pelo diretório democrata. O desafio é imenso, e Silva não tem nem redes sociais oficiais. O empresário diz que tentará fazer duas campanhas paralelas: uma voltada para os brasileiros, outra para seus eleitores de fato, os americanos e imigrantes que já ganharam a cidadania e podem votar.

"Estou entrando 100% nisso. Tenho uma pessoa que vai administrar a empresa no meu lugar. Vou entrar 100% para ganhar, tanto que vou dar um passo para trás na minha vida profissional. Eu sei que tem muito mais chance de dar errado do que de eu ganhar, mas vou tentar. Não dá para prever o futuro, mas hoje, se você me perguntar, eu te digo que, se eu não ganhar, estou fora da política.", diz Orlando.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!