Bala gummy de tadalafila é proibida pela Anvisa
Remédio é usado no tratamento da impotência sexual

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O medicamento MetBala, feito à base de tadalafila, da empresa FB Manipulação Ltda., foi proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado e utilizado, segundo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14).
A agência reguladora comunicou, por meio de nota, que a providência foi tomada porque o medicamento, em formato de bala do tipo gummy, não possui regularização junto à Anvisa. A proibição é válida para pessoas físicas e jurídicas, bem como para canais de comunicação que comercializem ou anunciem o remédio.
“De acordo com a legislação, medicamentos só podem ser comercializados por farmácias e drogarias, e precisam estar registrados na agência. O registro é a comprovação de que o produto possui eficácia, segurança e qualidade", afirma a Anvisa na nota.
A Anvisa salientou, no comunicado, que a tadalafila é indicada para o tratamento da impotência sexual, ou seja, um remédio que está sujeito à prescrição médica e, por isso, necessita de avaliação clínica sobre as condições de cada paciente para ser utilizado.
“Cuidado! A automedicação coloca sua vida em risco. Esses produtos não são inofensivos. Quem faz a propaganda de produtos irregulares também comete infração sanitária e está sujeito a penalidades, incluindo multas”, informou a agência.