Bancada do PSOL na Alesp protocola pedido de impeachment contra Tarcísio de Freitas

Segundo o partido, governador cometeu crimes de responsabilidade ao apoiar ações dos EUA

Por Da Redação
Ás

Bancada do PSOL na Alesp protocola pedido de impeachment contra Tarcísio de Freitas

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A bancada do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) protocolou, nesta segunda-feira (21), um novo pedido de impeachment contra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A denúncia acusa o chefe do Executivo paulista de cometer crimes de responsabilidade ao “apoiar ataques do governo Donald Trump contra o Brasil”.

“Tarcísio extrapolou suas atribuições enquanto governador, além de violar o dever de lealdade institucional ao se alinhar a interesses estrangeiros em meio a uma grave crise diplomática”, diz o documento, assinado pelos deputados Carlos Giannazi, Ediane Maria, Guilherme Cortez, Mônica Seixas e Paula da Bancada Feminista.

O partido relaciona a acusação à crise comercial entre Brasil e Estados Unidos, provocada pela decisão de Trump de aplicar, a partir de 1º de agosto, uma sobretaxa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados.

Tarcísio sai em defesa de Bolsonaro, cobra eleições justas e diz que há 'sucessão de erros' no Brasil

No pedido, o PSOL também cita a tentativa de Tarcísio de pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para liberar o passaporte de Bolsonaro, apreendido pela Polícia Federal em fevereiro, a fim de permitir que o ex-presidente “negociasse" com Trump a suspensão das tarifas.

"Para a bancada do PSOL, essa atitude representa tentativa de obstrução da Justiça e favorecimento de um investigado que poderia fugir do país e colaborar com articulações para o estabelecimento de sanções ainda mais gravosas ao Brasil pelo governo americano”, diz o texto.

Outros pedidos de impeachment

Pelo menos outros dois pedidos de impeachment contra Tarcísio foram protocolados na Alesp neste ano.

Em julho, a deputada Ediane Maria (PSOL), uma das autoras do pedido mais recente, apresentou outra solicitação de impeachment após o governador publicar no X (antigo Twitter) críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mesmo dia em que Donald Trump anunciou a sobretaxa sobre produtos brasileiros.

Em março, 110 movimentos sociais e deputados pediram o impeachment de Tarcísio e do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), em razão da violência policial. 

LEIA TAMBÉM:

Tarcísio diz que é preciso 'deixar política de lado' para resolver tarifaço dos EUA

Lula usa tarifa dos EUA para mirar Tarcísio e reagir à queda de popularidade

Líder do PL defende Tarcísio e Eduardo e nega racha na direita por tarifaço de Trump
 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.