BC corta juros selic pela 2ª vez seguida
Taxa cai para 5,5% ao ano atingindo mínima histórica

Foto: Agência Brasil
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (18) que reduziu em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros da economia brasileira. A Selic caiu de 6% para 5,5%, ao ano. Com isso, a Selic atinge uma nova mínima histórica.
A Selic é usada como referência para todas as outras taxas de juros do mercado e serve como instrumento para controlar a inflação e estimular o consumo. Com a Selic alta, os juros tendem a ficar mais caros e desestimular o consumo. Já com a taxa em viés de baixa, o crédito pode ficar mais barato, estimulando compras e aquecendo a economia.
A queda na taxa já era esperada pelo mercado financeiro, que aposta em uma redução ainda maior até o fim do ano. Segundo o mais recente Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central semanalmente, a aposta de analistas financeiros é que a taxa feche o ano em 5% ao ano. Algumas instituições, no entanto, como o Bradesco, já preveem que 2019 termine com os juros em 4,75% ao ano.
Em comunicado divulgado no início da noite desta quarta-feira, o Comitê avaliou que o corte considera o cenário da economia, que está em “processo de recuperação”. “Essa decisão reflete seu cenário básico e balanço de riscos para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária”.