• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Bolsonaristas ameaçam obstruir votação de projeto contra adultização infantil na Câmara se texto prever "censura" na internet

Bolsonaristas ameaçam obstruir votação de projeto contra adultização infantil na Câmara se texto prever "censura" na internet

Hugo Motta, presidente da Câmara, deseja votar o texto ainda nesta semana

Por Da Redação
Às

Bolsonaristas ameaçam obstruir votação de projeto contra adultização infantil na Câmara se texto prever "censura" na internet

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Líderes da oposição avaliam obstruir a votação de um projeto que trata da adultização de crianças na Câmara dos Deputados, caso o texto inclua dispositivos que considerem “censura” à internet.

“Vamos avaliar o texto. Se tiver qualquer sinal de ‘censura’, não vamos apoiar”, disse o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou o desejo de colocar o tema em pauta ainda nesta semana, através de uma publicação na rede social X, no domingo (10).

O líder do partido Novo, deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), afirmou que a proposta não pode ser usada para restringir a atuação política.

“Se for pra tratar de censura de manifestação política e legal, com certeza [seremos contra]. Tem que ser para coibir crimes, não a oposição. É importante ter um debate e uma solução para isso. Esperamos que o governo não aproveite para avançar mais uma vez com censura sobre manifestações lícitas”, disse.

O assunto ganhou atenção após o influenciador e humorista Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, publicar um vídeo no sábado (9) denunciando o influenciador paraibano Hytalo Santos por exploração de menores e alertando para riscos de exposição infantil nas redes sociais. Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba por exploração de crianças e adolescentes através de danças com conotação sexual. 

Desde o novembro do ano passado a Comissão de Direito Digital do Senado aprovou por nove votos a zero um projeto que estabelece “dever de cuidado” por redes sociais e provedores em relação a conteúdos de crianças e adolescentes nesses ambientes.

O texto, que agora deve ser votado na Câmara, é de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Entre as medidas previstas, estão:

• Remoção imediata de conteúdos de exploração e abuso sexual infantil, sem necessidade de ordem judicial;
• Verificação de idade para impedir o acesso de menores a conteúdos pornográficos;
• Proibição de “caixas de recompensa” em jogos eletrônicos voltados a crianças;
• Restrição de publicidade direcionada a menores.

LEIA TAMBÉM:

• Quem é Hytalo Santos, influenciador com 17 milhões de seguidores suspeito de explorar menores
• Entenda o caso envolvendo os influenciadores Hytalo Santos e Izabelly Vidal
• Post de Felca sobre “adultização” repercute mais entre público de direita, aponta estudo
• Hugo Motta afirma que vai pautar projetos sobre menores em rede sociais após repercussão de vídeo sobre adultização

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário