Bolsonaro afirma que Ministério da Ciência encontrou medicamento que reduz carga viral da Covid-19
Segundo o presidente, estão sendo investidos 15 protocolo de vacinas nacionais, sendo um já em fase de testes em humanos

Foto: Reprodução/ Getty Images
O presidente Jair Bolsonaro publicou, na manhã desta terça-feira (10), em suas redes sociais, que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, encontrou um medicamento "cientificamente" aprovado no tratamento precoce e redução da carga viral da Covid-19. Bolsonaro também afirmou que testes clínicos já estão sendo realizados para que a vacina BCG seja aplicada em mil profissionais da saúde, que estão na linha de frente da pandemia, para que tenham o sistema imunológico reforçado.
O Ministério da Ciência "Buscou entre 2000 medicamentos e encontrou a Nitazoxanida como remédio de reposição, cientificamente demonstrado no tratamento precoce da Covid que reduz a carga viral", escreveu.
- Baseado nas diretrizes da Redevirus, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o @mctic :
1. Buscou entre 2000 medicamentos e encontrou a Nitazoxanida como remédio de reposição, cientificamente demonstrado no tratamento precoce da covid que reduz a carga viral. pic.twitter.com/Lj0XcU7Pve
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 10, 2020
Na publicação, o presidente pontuou 10 ações que o ministério se destacou e vem se destacando ao longo do ano no combate à Covid-19 no Brasil, a exemplo de investimentos em pesquisas para conhecer a patogênese da Covid-19; investimentos em 15 protocolos de vacinas nacionais, sendo uma já em fase de testes clínicos em humanos; e o desenvolvimento de ventiladores pulmonares nacionais, fazendo com que o país não seja dependente de importações.
Confira a lista abaixo:
1. Buscou entre 2000 medicamentos e encontrou a Nitazoxanida como remédio de reposição, cientificamente demonstrado no tratamento precoce da covid que reduz a carga viral.
2. Está realizando testes clínicos para verificar a vacina BCG em 1000 profissionais de saúde como uma maneira preventiva do COVID, reforçando o sistema imunológico.
3. Desenvolveu reagentes nacionais e Testes diagnósticos sem reagentes.
4. Testou plasma convalescente em pacientes para tratamento avançado.
5. Faz testes em todo o Brasil para monitorar o sequenciamento genético e mutações do vírus para garantir eficiência da vacina nacional.
6. Investe em pesquisa para conhecer a patogênese da doença.
7. Investe em 15 protocolos de vacinas nacionais e uma delas já está em fase de testes clínicos com humanos.
8. Aumentou 13 laboratórios de campanha e 14 laboratórios de Nível de biosegurança 2 foram transformados em nível de bioseguranca 3.
9. Desenvolveu tecnologia de ventiladores pulmonares 100% nacionais, dando independência ao Brasil de importações.
10. Desenvolve diversas inovações como cremes profiláticas, bioreagentes nacionais para álcool em gel, diversos testes clínicos, etc.