"Estelionato do amor": suspeito de utilizar relações afetivas para aplicar golpes é preso em São Paulo
De acordo com a Polícia Civil, ao menos 13 vítimas já foram localizadas, totalizando um prejuízo de R$ 200 mil

Foto: Divulgação/Ascom PCBA
Um homem de 39 anos foi preso no sábado (26), suspeito de aplicar golpes utilizando falsas relações amorosas, no município de Boituva, interior de São Paulo. De acordo com as investigações, ele atuava nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte, estabelecendo vínculos afetivos com mulheres, com o objetivo de obter vantagens financeiras. A prisão ocorreu enquanto ele residia com uma nova vítima.
Já em Feira de Santana, ele manteve contato virtual com uma vítima, morou com ela por alguns dias e a convenceu a fazer transferências bancárias e pagamentos com cartão de crédito, afirmando que iria investir em um negócio lucrativo. O suspeito rompeu o contato após receber os valores.
Segundo equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Feira de Santana), o suspeito responde a pelo menos dez inquéritos policiais por práticas semelhantes, totalizando, ao menos, 13 vítimas já localizadas em quatro estados. Apenas em Aracaju, capital de Sergipe, existem sete boletins de ocorrência registrados contra o homem.
Os prejuízos, somados, ultrapassam R$ 200 mil. De acordo com as apurações, ele também utilizava perfis falsos, múltiplas contas bancárias, promessas de emprego fictício no setor farmacêutico e manipulação emocional, inclusive com o uso de argumentos religiosos para persuadir vítimas, em especial mulheres evangélicas.
A prisão do suspeito foi coordenada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Feira de Santana), com apoio do Núcleo de Inteligência da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin/Feira de Santana) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (FICCO/SP). O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Feira de Santana. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça.