Bolsonaro tenta manter influência eleitoral ao completar um mês na Papudinha

Ex-presidente está cumprindo pena de 27 anos e 3 meses pela condenação por liderar a trama golpista

Por Da Redação
Às

Atualizado
Bolsonaro tenta manter influência eleitoral ao completar um mês na Papudinha

Foto: Reprodução/FábioPozzebom/AgênciaBrasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa, neste domingo (15), um mês de prisão no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha. Ele cumpre pena de 27 anos e três meses após condenação por liderar a trama golpista que tentou romper a ordem democrática no país. Inicialmente detido na superintendência da Polícia Federal, Bolsonaro permaneceu pouco mais de dois meses sob custódia da corporação até ser transferido, em 15 de janeiro, para uma Sala de Estado Maior no complexo penitenciário, em decisão amparada por prerrogativas legais e cercada de repercussão política e jurídica.

Mesmo submetido ao isolamento e às restrições do regime prisional, o ex-presidente tem buscado preservar sua influência política e eleitoral. Ao longo do período na Papudinha, aliados passaram a visitá-lo com frequência para discutir estratégias do Partido Liberal, definição de candidaturas e articulações de alianças nos estados, especialmente em um ano eleitoral.

De acordo com o Metrópoles, interlocutores afirmam que decisões relevantes sobre palanques regionais e a escolha de nomes prioritários continuam sendo submetidas ao aval de Bolsonaro, em um movimento que repete a estratégia adotada durante o período em que esteve em prisão domiciliar, no Solar, em Brasília.

A atuação nos bastidores reforça a tentativa de Bolsonaro de se manter como principal liderança do campo bolsonarista, mesmo fora da arena pública. Ao longo do primeiro mês na Papudinha, também houve manifestações de apoio de parlamentares e lideranças conservadoras, além de mobilizações nas redes sociais em sua defesa, sinalizando que, apesar da condenação e do encarceramento, o ex-presidente segue como um polo de influência no tabuleiro político nacional.

Leia também:

Moraes nega pedido para que Flávio Bolsonaro visitasse o pai fora do horário

Perícia médica frustra aliados de Bolsonaro, e defesa insistirá em prisão domiciliar

Tarcísio visita Bolsonaro na Papudinha após tensão com bolsonarismo

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.