• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Bombardeios na Ucrânia afetam o fornecimento de água e energia, diz porta-voz da ONU

Bombardeios na Ucrânia afetam o fornecimento de água e energia, diz porta-voz da ONU

Organização também alertou para os casos de violência sexual contra mulheres na Guerra

Por Da Redação
Às

Bombardeios na Ucrânia afetam o fornecimento de água e energia, diz porta-voz da ONU

Foto: Unicef/Anton Kulakowskiy

De acordo com o porta-voz do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Stéphane Dujarric, ataques aéreos e com mísseis na Ucrânia continuam impactando o fornecimento de água e energia elétrica no país. Em cidades como Kyiv, Mykolaiv, Zhytomyr, Kharkiv, Vinnytsia, os ataques resultaram na interrupção em massa dos recursos.

Na terça-feira, o Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, entregou 12 geradores no leste de Kharhivska para garantir a continuidade dos serviços de saúde e bombeamento e tratamento de água em meio a ataques à infraestrutura. O porta-voz ressaltou que a ONU e os parceiros humanitários continuam a apoiar as pessoas afetadas pela crise. A ajuda inclui o auxílio a reparos de moradias por meio de assistência em dinheiro ou material.

Violência sexual

A especialista da Comissão sobre a Eliminação da Discriminação a Mulheres, Cedaw, e relatora nacional para a Ucrânia, Dalia Leinarte perguntou sobre o julgamento de casos de estupro e violência sexual relacionada ao conflito. A delegação ucraniana respondeu que houve investigação coordenada pelo Ministério Público e confirmou que houve uso da violência sexual como arma nesta guerra.

A ministra da Política Social da Ucrânia e chefe da delegação, Oksana Zholnovych, disse que desde o início do ano foram registrados 95 casos de tráfico de seres humanos. Ela disse ainda que devido ao êxodo em massa de mulheres e crianças que deixaram a Ucrânia, o risco de serem traficadas e exploradas sexualmente aumentou significativamente. Eles informaram que unidades móveis policiais especializadas foram criadas para identificar esses casos em territórios desocupados.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.