Brasil alcança marca de 20 GW de capacidade instalada em geração de energia eólica
O vento se consolida como a terceira maior fonte de geração de energia elétrica no país

Foto: Pexels
O Brasil superou a marca de 20 gigawatts (GW) de capacidade instalada em geração eólica neste sábado (20), após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberar 45,9 megawatts (MW) em unidades geradoras das usinas eólicas para operação comercial. Essa energia, segundo o órgão, é suficiente para suprir a demanda de mais de 20 milhões de habitantes. A nova medida será publicada no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (22).
Os ventos se consolidam assim como a terceira maior fonte de geração de energia elétrica no país. Mais de 750 parques eólicos estão em operação no território brasileiro, com mais de 10 mil torres eólicas. De acordo com o Global Wind Energy Council (GWEC), o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de geração eólica.
O destaque da geração eólica para a produção de eletricidade fica com a região Nordeste, que sozinha responde por cerca de 90% da capacidade instalada. São da região as quatro usinas que romperam juntas a marca dos 20 GW: Ventos de Arapuá 1, 2 e 3 (Paraíba), Chafariz 4 (Paraíba), Filgueira II (Rio Grande do Norte) e Ventos de Santa Martina 11 (Rio Grande do Norte).