Brasil possui a terceira maior inflação da América Latina

País fica atrás apenas da Argentina e do Haiti

Por Da Redação
Às

Brasil possui a terceira maior inflação da América Latina

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Com nova disparada de preços, o Brasil agora ocupa a terceira posição no ranking de inflação da América Latina. O país fica atrás, apenas, da Argentina e do Haiti, Estados que sofrem com crise econômica e ebulição política e social. 

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas, no acumulado de 12 meses até julho deste ano, a inflação no Brasil chegou a 9%. Ficando atrás apenas da Argentina, que registrou 51,8%, e do Haiti, com 17,9%.

Em entrevista ao G1, o pesquisador do Ibre/FGV, André Braz, afirma que o país sofreu uma desvalorização cambial maior que os demais.

"Nós tivemos uma desvalorização cambial maior (do que os outros países) por causa do ambiente de incerteza num momento de juro baixo (...) Com a incerteza crescendo e os juros em 2% - lá no início do ano -, ninguém queria ficar aqui. O investidor foi para mercados mais seguros e isso ajudou a desvalorizar a nossa moeda", afirma.

O Brasil, que ocupava a sexta posição no último ano, teve o maior aumento inflacionário. A pesquisa não leva em conta a Venezuela, que sofre um colapso econômico e apresenta indicadores distorcidos.

Além disso, a alta de preços das commodities sofrida em todos os países, além da crise sanitária, provocaram uma escassez nos produtos, aumentando os custos de produção. 

"Havia uma expectativa não só no Brasil, mas no mundo inteiro, de que essas cadeias voltariam neste ano, mas isso não está ocorrendo (...) Tem o impacto da nova variante (Delta), mas há uma dificuldade também de retomar a produção rapidamente em diversos países ao mesmo tempo.", afirmou Solange Srour, economista-chefe do banco Credit Suisse ao G1.  

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.