Brasil recebeu 3,9 mil viajantes do sul da África mesmo após o fechamento das fronteiras
Fronteiras foram fechadas a pedido da Anvisa para evitar contágio pela variante Ômicron no país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Brasil recebeu, neste mês de dezembro, ao menos 3,9 mil viajantes vindos de países do sul da África mesmo após o fechamento das fronteiras para conter o avanço da variante Ômicron. As informações são do Metrópoles, obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
O país havia fechado fronteira para seis países do sul do continente africano em que os casos da nova variante tiveram origem, após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, ao menos 401 viajantes vieram da África do Sul, Botsuana, Namíbia e Zimbábue, países que estão com entrada limitada no Brasil.
As outras 3,5 mil vieram de Angola, Malawi, Moçambique ou Zâmbia, que não estão inclusos nas restrições.
Dentre as exceções para entrada no país estão estrangeiros cônjuges, companheiros, filhos, pais, curadores ou com residência de caráter definitivo no território brasileiro e profissional estrangeiro em missão.
Na última quinta-feira (06), a Anvisa fez uma nova recomendação ao governo federal sugerindo a retirada das restrições à estes países, dado que a variante Ômicron já está presente em 110 locais do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).