Brasil registra 6,55 milhões de empresas inadimplentes em julho, diz Serasa
Alta foi impulsionada principalmente pelo setor de serviços

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
No início desta semana, a Serasa Experian divulgou dados que apontam um aumento no número de empresas inadimplentes no Brasil em julho, totalizando 6,55 milhões de companhias nessa situação. Esse número representa um aumento de 33 mil empresas em relação a junho deste ano, mês que já havia registrado um recorde histórico de inadimplência.
Essa alta foi impulsionada principalmente pelo setor de "Serviços", que concentrou a maioria das empresas negativadas, totalizando 54,2%, seguido pelo setor "Comércio", que representou 36,9% das empresas em situação de inadimplência.
Veja os gráficos abaixo:
Em julho, o setor com a maior porcentagem de dívidas inadimplentes foi o de "Outros" (28,2%), englobando contas relacionadas a Indústrias, Terceiro Setor e Setor Primário. Em seguida, temos os setores de "Serviços" (27,7%) e "Bancos e Cartões" (20,1%). O segmento com a menor incidência de atrasos foi o de "Securitizadoras" (1,1%).
Quanto à distribuição por estados, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideraram o ranking com os maiores números de empresas inadimplentes. Por outro lado, Roraima, Acre e Amapá foram os estados com menor incidência de contas em atraso.