Brasil tem 804 fusões e aquisições no 1º semestre
Companhias de internet é o setor com melhor desempenho, com 268 operações

Foto: Agência Brasil
O movimento de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) registrou aumento nos seis primeiros meses do ano após um impulso de negócios de diferentes portes. Foram realizadas 804 operações no País, 56% acima do mesmo período do ano passado, quando foram fechados 514 negócios.
Em um processo de fusão, há a união de duas empresas para a formação de uma nova companhia. Já nas aquisições, ocorre a compra de uma empresa alvo por uma empresa adquirente, de forma que não há a formação de uma nova empresa ao final da transação.
“O mercado doméstico está aquecido, mesmo com a pandemia. A retomada gradativa da economia observada no primeiro semestre fez as empresas buscarem oportunidades para crescer. Acreditamos também que muitas operações ficaram represadas no ano passado devido ao momento de incertezas e estão sendo concretizadas este ano”, afirma Luís Motta, sócio da KPMG e coordenador da pesquisa.
Segundo a consultoria, 36 dos 43 atividades econômicas pesquisadas realizaram alguma operação de M&A. O grande destaque ficou para as companhias de internet, com 268 operações.
Outros setores em destaque foram varejo (29 operações), companhias de serviço (25), imobiliário (22), telecomunicações (22), hospital, laboratório de análise clínicas (22), companhias de energia (21) e educação (20).
“As operações também cresceram por outros fatores, como uma tendência de empresas capitalizadas buscarem ativos para aumentar a eficiência e também o retorno do investidor estrangeiro. Durante a pandemia, esses investidores ficaram mais focados em seus próprios países e agora voltam com força”, reforça Motta.