• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Brasil tem reservas de potássio para abastecer agricultura até 2100, afirma pesquisa

Brasil tem reservas de potássio para abastecer agricultura até 2100, afirma pesquisa

Dois terços do estoque estão concentrados nos estados de Sergipe, São Paulo e Minas Gerais

Por Da Redação
Ás

Brasil tem reservas de potássio para abastecer agricultura até 2100, afirma pesquisa

Foto: Reprodução

Em meio as preocupações sobre os efeitos da guerra na Ucrânia para o abastecimento de fertilizantes, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais revelou que o Brasil possui reservas que poderiam garantir o abastecimento de potássio até 2100. Segundo dados da Embrapa, 50% da importação do insumo vem da Rússia e de Belarus.

Como informou o professor Raoni Rajão, do departamento de Engenharia de Produção da UFMG, dois terços das reservas se agrupam nos estados de Sergipe, São Paulo e Minas Gerais. Entre as que estão na Amazônia, somente 11% se sobrepõem a terras indígenas ainda não homologadas. Os números foram compilados com base nos dados do Ministério de Minas e Energia.

A informação vem no momento em que o projeto do governo federal para autorizar a exploração mineral em terras indígenas pode voltar a ser debatido, após dois anos parado. Líderes de bancadas da Câmara dos Deputados devem se reunir nesta terça-feira (8) para tratar do assunto, de acordo com a CNN.

Segundo os parlamentares, o presidente da Casa, Arthur Lira, ambiciona acelerar a aprovação por conta da dificuldade do Brasil de ter acesso a fertilizantes em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia.

O presidente Jair Bolsonaro defendeu o projeto e falou sobre a demarcação de terras indígenas, durante entrevista a uma rádio de Roraima nessa segunda-feira (7).

“Temos projeto desde 2020 que permite explorarmos essas terras indígenas, de acordo com o interesse do ministério, se eles concordarem, podemos explorar minérios, fazer hidrelétricas. O que o fazendeiro faz na tua terra, o indígena pode fazer do lado”, declarou Bolsonaro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.