Campanha de marketing para ajudar cães viraliza nas redes sociais neste fim de semana

Ao todo, 2 toneladas de rações forram arrecadadas

[Campanha de marketing para ajudar cães viraliza nas redes sociais neste fim de semana]

FOTO: Reprodução/Internet

"Cada vez que o dog for compartilhado, 1 kg de ração será doado". Quem usou as redes sociais, principalmente o Instagram e o Facebook, neste último final de semana provavelmente se deparou com esta frase seguida da imagem de um labrador. A publicação faz parte de uma campanha de marketing que atingiu 7 milhões de pessoas em apenas dois dias, gerando 2 toneladas de ração em doações. A campanha foi criada pelo escritório Moresco Contabilidade, de Porto Alegre (RS) na manhã do último sábado (12). A meta era doar, no máximo, 2 toneladas, mas em menos de duas horas, metade disso já havia sido batido. "Ficamos apavorados e felizes", conta Morgana Moresco, diretora do escritório.

A executiva conta que a ideia da campanha surgiu ainda em 2012, fruto de uma história curiosa. Ela, que já trabalhava no escritório fundado por sua família, conta que dificilmente gostava dos presentes que ganhava de aniversário. "Ou trocava, ou não usava", diz. A solução? Pedir 1 kg de ração para os seus cachorrinhos. A brincadeira foi crescendo e os colegas do escritório começaram a dar o valor em dinheiro, ao invés de carregar um saco de ração no seu aniversário.

Foi daí surgiu a ideia de transformar a brincadeira pessoal em uma ação social do escritório. Em 2015, fizeram um planejamento estratégico com uma agência de marketing e lançaram a campanha no mesmo formato, só que no Facebook. A cada compartilhamento, 1 kg de ração doado. No primeiro ano, foram 400 kg, no segundo, 700 kg, e em 2017, 1,5 tonelada. Em 2019, no entanto, Moresco se decepcionou: apenas 380 kg. Aí surgiu o plano de fazer em 2020 uma ação mais consistente, com um novo parceiro de marketing.

Quando a campanha viralizou em menos de duas horas, a executiva conta que ficou tensa. "Começamos a ficar apavorados. Passamos o sábado inteiro no WhatsApp acompanhando e tivemos uma reunião de duas horas no domingo para pensar em tudo", diz. A solução foi limitar a doação a 2 toneladas, meta original. Mas para não pausar aí, Moresco também decidiu fazer uma parceria com a agência para oferecer ao Sítio da Vovó uma "consultoria de marketing". Juntas, vão criar redes sociais para a ONG e organizar novas campanhas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Geração Z troca Google por buscas no TikTok, diz estudo]

Pesquisa e entretenimento em um só lugar; Consumo em um espaço de tempo menor é mais lucrativo para as empresas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!