/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Campanhas eleitorais e a covid-19

Notícias
Editorial

Campanhas eleitorais e a covid-19

Confira o editorial desta quinta-feira (29)

Por Editorial , Erick Tedesco
Campanhas eleitorais e a covid-19
Foto: Divulgação

Os ‘santinhos’, pequenos folhetos com rosto, número e palavras chaves de candidaturas ao Executivo e Legislativo, são fenômenos exclusivos aos últimos meses de períodos eleitorais.

É, aliás, quando muitos são ilegalmente espalhados pelas ruas, deixados por baixo da porta de apartamentos em prédios, caixas de correio ou, então, distribuídos em mãos aos cidadãos, e este contato, em meio à pandemia da covid-19, pode ser evitado. 

A transmissão do vírus por meio do papel, apesar de possível, como apontam infectologistas. A transmissão é direta. É claro, risco tem, principalmente se alguém espirrou em cima do santinho, mas a distribuição, espera-se, acontece com máscara e uso do álcool em gel.

Mas, na década de 1980, pesquisas não verificaram riscos elevados na transmissão de doenças por vírus ou bactérias em notas de dinheiro, cuja circulação é muito mais frequente e corriqueira, não apenas neste momento. Até hoje não existem casos confirmados. 

Além disso, o vírus tem vida curta e baixa carta de transmissibilidade no papel, como é o caso dos santinhos. A questão tem pouco impacto, é clinicamente irrelevante. Quando se fala que o vírus dura em diversas plataformas por dois ou três dias, é levado em conta uma pesquisa em ambiente fechado e sem exposição ao sol – a covid-19 é sensível aos raios ultravioletas. E sabemos que, na maioria dos casos da distribuição de santinhos, é de mão em mão em locais abertos, durante o dia.

A recomendação para quem eventualmente for abordado por pessoas de campanha que entregam santinhos é higienizar sempre as mãos após pegar em objetos e manter o distanciamento social. E existem questões mais relevantes quanto à transmissão da covid-19 neste momento, por exemplo, as ruas e estabelecimentos novamente ocupados em demasia e sem cuidados devido à flexibilização da pandemia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102