Confira o nosso editorial desta quarta-feira (27)

[Caos social]

FOTO: Mohamed_hassan/Pixabaay

O mundo não estava – e ainda não está – preparado para encarar uma pandemia. Nenhuma ciência, fé e controle emocional é suficiente neste momento, em que a incerteza supera as expectativas do futuro. 

São tempos impensáveis vividos por uma humanidade já fragilizada pelo desemprego, guerras civis,  desordenados processos imigratórios e, principalmente, como atualmente é o caso do Brasil, caos na política. Fruto de uma série de rixas, enfrentamentos, falta de foco e até mesmo de traquejo com a arte de governar – em todas as esferas: municipal, estadual e federal. 

A disseminação da covid-19 (novo coronavírus) se transforma em pandemia e esta crise de saúde pública ativa a desordem de tudo. O que de fato existe no país é um caos social, e isso vai muito além da economia inevitavelmente desestabilizada ou da política à mercê da temporada indeterminada da doença entre nós.

A polarização política está mais acirrada com os ânimos exaltados, por certo também desequilibrados, da militância ferrenha, de ambos os lados. Projetam a crise da covid-19 no campo de batalha ideológica e a usam como arma para ataques nefastos.

Estão obtusos o bastante para perceber, no entanto, que esta tática pavimenta a ruína de todos, mina o Brasil e cada vez o torna difícil para qualquer pessoa que, sem uma bandeira a ser idolatrada, quer sobreviver.

Não somente no campo das ideias, mas a pandemia trouxe desemprego, falência de empresas, mortes de entes queridos e hospitais e unidades de pronto atendimento à beira de um colapso em questão de três meses. São tempos difíceis em que se deve esperar resultados da ciência, reforçar a fé (para quem acredita em algo) e buscar ajuda ou mecanismos para controlar o emocional.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!