Carlos Fávaro diz que agronegócio passa por momento ‘difícil’, mas descarta crise
Segundo ministro, governo está elaborando um plano de ajuda aos produtores rurais

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
Em uma entrevista recente ao jornal Folha de S.Paulo, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), destacou que o agronegócio enfrenta desafios devido às questões climáticas. De acordo com ele, embora o setor não esteja diante de uma crise, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está elaborando um plano de ajuda aos produtores rurais para evitar a deterioração desse cenário.
"O governo não é culpado pela intempérie climática ou pelos preços, que são dos mercados. Eu acho que até passa a ser uma oportunidade em que os produtores percebem que o governo está atento, que o governo se preocupa com essa atividade econômica, mesmo não tendo uma crise, mas um momento que parece ser um pouco mais difícil, o governo está aí atento", afirmou Fávaro.
O ministro defende que, diante dos impasses no acordo entre Mercosul e União Europeia, o país busque parcerias com Brics, Oriente Médio, Ásia e África. Ao ser questionado se seria preciso aumentar a verba para seguro rural neste ano, Fávaro ressaltou: “O seguro rural tem um orçamento na faixa de R$ 1 bilhão por ano. É necessária, durante a mudança climática, a ampliação, porque a produção está custando mais e as apólices também, diante das questões climáticas”.
“Então, como sair desse enigma? A modernização do sistema de seguro rural, usando algoritmos e inteligência artificial. Por exemplo, tal região tem os melhores índices de produtividade em tal época. Você vai usar a alta tecnologia e vai sair do risco de previsão meteorológica, então se consegue fazer uma apólice mais barata. Se o valor do prêmio for menor, é possível atender o maior número possível de produtores”, completou.