Casos de câncer apresentam aumento, segundo estudo

O resultado do estudo foi divulgado nesta quarta-feira (17), durante o Fórum Big Data em Oncologia

Por Da Redação
Às

Casos de câncer apresentam aumento, segundo estudo

Foto: Conexão Home/Reprodução

O estudo elaborado pelo Observatório de Oncologia, cujo tema abordado é "Câncer antes dos 50: como os dados podem ajudar nas políticas de prevenção", constatou um aumento dos casos de câncer na população entre 20 e 49 anos, de 1997 a 2016. No referido período, a incidência por ano do câncer da glândula tireoide apresentou uma elevação de 8,8%, o de próstata 5,2% e o de cólon e reto 3,4%.

O resultado do estudo foi divulgado nesta quarta-feira (17), durante o Fórum Big Data em Oncologia, que na edição deste ano aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC).

As pesquisas que serviram para embasamento do estudo indicaram que houve um crescimento no índice de mortalidade em alguns tipos de doença. O percentual de maior crescimento foi o de câncer no corpo do útero, que teve uma elevação de 4,2% por ano, seguido por cólon e reto com 3,2%, mama 2,5%, cavidade oral 1,2% e colo de útero 1%.

A líder do TJCC e presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Merula Steagall, afirmou que após as pesquisas da Sociedade Americana de Câncer, que haviam sido divulgadas em fevereiro, nos Estados Unidos, identificando a conexão entre obesidade e o aumento nos casos de câncer em jovens, especialistas do Observatório de Oncologia, que pertence ao TJCC, se dedicaram ao estudo para apurar o que acontecia no Brasil e analisaram dados que foram gerados no setor de Saúde. Dados do DATASUS e do Inca foram analisados.

A presidente da Abrale afirmou que o aumento dos casos de mortalidade aconteceu, pois as pessoas costumam buscar o tratamento de forma tardia. Segundo ela, o câncer é uma doença esperada depois dos 50 anos por conta das células envelhecidas e começa uma produção irregular que ocasiona o câncer e a pessoa com idade entre 20 e 50 anos não se atenta a isso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.