CBF critica decisão da Conmebol de autorizar presença de torcedores em estádios
Entidade sugere retorno de público aos estádios em setembro

Foto: Divulgação/Corinthians
Em entrevista ao jornal Estadão, o presidente da Comissão de Médicos da CBF, Jorge Pagura, criticou a decisão da Conmebol de autorizar a presença de torcedores em estádios a partir das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana.
Segundo ele, o retorno do público precisa ser pensado com mais cautela. "Na CBF não fazemos nada a 'toque de caixa'. Setembro parece uma data mais viável. Se a situação piorar ou melhorar, essa estimativa pode mudar. Eles (Conmebol) procuraram o departamento médico da CBF e não concordamos com a presença de público na Copa América. Depois, vimos o que aconteceu”.
Segundo o médico, a entidade brasileira montou um grupo para análise de índices sobre o cenário epidemiológico no País. "Estamos trabalhando internamente, mas, claro, depois vamos ouvir clubes, federações e as autoridades sanitárias. Um grupo nosso estabeleceu uma 'cesta' com vários dados, incluindo índices de mortalidade, contaminação, transmissibilidade e imunidade."
A posição da CBF vale apenas para as competições que ela organiza. No caso da Libertadores e à Copa Sul-Americana, a decisão cabe a governadores, prefeitos, dirigentes esportivos e profissionais.