CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli

Deputada foi condenada a 10 anos de prisão e perda do mandato

Por Da Redação, Agência Brasil
Às

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli

Foto: Lula Marques / Agência Brasil

Diego Garcia, relator do caso da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados apresentou nesta terça (2) relatório contrário à cassação da parlamentar.

A deputada foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal Federal a 10 anos de prisão, multa e perda do mandato, pelo caso relacionado à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Zambelli fugiu em junho para a Itália, antes de sua prisão ser decretada.

Ela está presa em Roma, aguardando decisão da Justiça italiana sobre pedido de extradição, feito pelo Brasil. Em movimentações recentes, o Ministério Público da Itála deu parecer a favor da extradição.

Diego Garcia, relator do caso, afirmou não haver certeza de que Zambelli tenha de fato ordenado o ataque ao sistema do conselho. Ele acusou o STF de perseguição política e disse que a decisão foi tomada a partir de "alguns arquivos recebidos por e-mail" e "testemunho dúbio" do hacker Walter Delgatti Netto, também condenado e preso pela invasão do sistema.

O relatório será analisado em reunião na CCJ. Após votação, o processo deverá ser levado ao plenário da Câmara para votação final. 

A invasão ocorreu no dia 4 de janeiro de 2023, quando o hacker adicionou ao sistema um falso mandado de prisão contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.