Chanceler da Argentina culpa Paulo Guedes pela crise do Mercosul

Ministro da Economia do Brasil disse que Mercosul "não era uma prioridade"

Por Da Redação
Ás

Chanceler da Argentina culpa Paulo Guedes pela crise do Mercosul

Foto: Chancelaria argentina/ Divulgação

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Felipe Solá, afirmou nesta segunda-feira (19) que a crise do Mercosul é culpa do ministro Paulo Guedes, que para ele, é responsável pela "rigidez" do governo Jair Bolsonaro nas negociações.

Anteriormente, Guedes afirmou que o  Mercosul "não era uma prioridade", a relação dentro do bloco  se estreitou quando Alberto Fernández assumir o governo da segunda maior economia do grupo com uma política econômica oposta. Dessa forma, houve bate-boca entre o presidente argentino e uruguaio na cúpula de março e trocas de farpas entre Guedes e o ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán. 

Solá afirmou que a  principal divergência no momento é a defesa do Brasil de uma redução de 10% da Tarifa Externa Comum (TEC, que taxa produtos de fora do bloco) sobre 100% dos produtos de forma imediata (a Argentina aceita incluir apenas 75%) e um segundo corte no final do ano (os argentinos não querem voltar a discutir o tema até 2023).

"O ministro Guedes acha que vai conseguir baixar os preços no Brasil reduzindo 10% a TEC... já passamos por isso e não queremos mais seguir esse caminho" enfatizou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário