Indonésia é o novo epicentro da pandemia da Covid-19
Autoridades afirmam que o país está à beira de uma catástrofe

Foto: Getty Images
A Indonésia ultrapassou a Índia e o Brasil e se tornou o novo epicentro da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O país de 270 milhões de habitantes já acumula quase 2,9 milhões de casos confirmados da doença e 73.582 mortos.
De acordo com os especialistas do país, o aumento é parte de uma onda de infecções que atinge todo o Sudeste Asiático. Nas regiões, as autoridades impuseram novas restrições para tentar conter a disseminação do vírus.
De acordo com o Our World in Data, só no último domingo (18), o país asiático teve média móvel (média diária nos 7 últimos dias) de 50.039 casos confirmados e 1.017 mortos. O número real de casos e de mortes por covid é provavelmente maior do que o número confirmado. Isso porque a testagem no país é limitada, o que torna os casos subnotificados.
A pandemia foi considerada sob controle em 2020, mas os casos saltaram a partir de junho deste ano. Os hospitais do país estão ficando sobrecarregados. A Federação Internacional da Cruz Vermelha alertou que a Indonésia está “à beira de uma catástrofe”.
No país, os casos e mortes dispararam no mês passado, conforme a variante Delta, altamente contagiosa, foi se espalhando. Na região, a imunização também avança a passos lentos. O Our World in Data mostra que cerca de 15% da população receberam uma dose da vacina e só 6% estão completamente imunizados contra a Covid-19. O governo da Indonésia afirma que está “mobilizando todos os recursos” possíveis para lidar com o surto.