China nega envio de sementes misteriosas ao Brasil

A procedência dessas sementes está sendo investigada pelo Ministério da Agricultura

Por Da Redação
Ás

China nega envio de sementes misteriosas ao Brasil

Foto: Reprodução/G1

A Embaixada da China no Brasil negou nesta quinta-feira (1°), que os pacotes de sementes misteriosas, que chegaram a pelo menos 8 estados brasileiros nas últimas semanas, tenham sido enviadas pelo país asiático. Além disso, a embaixada também anunciou ter verificado indícios de fraude nas etiquetas dos pacotes. A procedência dessas sementes misteriosas está sendo investigada pelo Ministério da Agricultura.

"Sementes são artigos de envio proibido ou restrito para os países membros da União Postal Universal (UPU). Os Correios da China seguem rigorosamente as disposições da UPU e vetam o transporte postal de sementes", disse a embaixada chinesa nesta quinta.

Na última terça-feira (29), o Ministério da Agricultura informou "o recebimento de 36 pacotes, originários de países asiáticos, como China, Malásia e Hong Kong". Até o momento, moradores de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Rondônia, Pernambuco e Bahia afirmam já terem recebido as sementes misteriosas junto com compras feitas pela internet.

Além do Brasil, os EUA e Canadá também passam pelo mesmo problema. O Departamento de Agricultura (USDA, em inglês) abriu uma investigação para apurar o caso e disse que as sementes são de mais de uma dúzia de espécies de plantas.

“O Serviço de Inspeção de Sanidade Animal e Vegetal do USDA (Aphis) está trabalhando em estreita colaboração com a Alfândega e Proteção de Fronteiras do Departamento de Segurança Interna, outras agências federais e departamentos estaduais de agricultura para investigar a situação”, disse o departamento. Os pacotes também foram vistos no Canadá, onde o governo postou um alerta contra "sementes estrangeiras enviadas pelo correio da China ou Taiwan".

Veja o comunicado da Embaixada da China no Brasil

“Nota Embaixada da China

Soubemos por nota do Ministério da Agricultura e pela imprensa que brasileiros de diferentes partes do país têm recebido pacotes contendo sementes de plantas e que alguns desses pacotes trazem etiquetas com ideogramas chineses.

Sementes são artigos de envio proibido ou restrito para os países membros da União Postal Universal (UPU). Os Correios da China seguem rigorosamente as disposições da UPU e vetam o transporte postal de sementes. Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados. A Embaixada está disposta a cooperar com a investigação das autoridades brasileiras.”


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.