Cientistas descobrem estrela mais rápida da Via Láctea
S62 pode se mover a 8% da velocidade da luz

Foto: Reprodução
De acordo com cientistas, a S62 é a estrela mais rápida da Via Láctea podendo se mover a 8% da velocidade da luz. Esse astro órbita o Sagittarius A*, um buraco negro supermassivo com massa de cerca de 4 milhões de sóis, a cada aproximados 10 anos. Ainda segundo os cientistas, a parte mais curiosa é como ela "brinca" com a Física.
Os profissionais apontam que a S62 mostra que Einstein tinha razão mais uma vez. Pelos cálculos, na abordagem mais próxima do buraco negro, sua velocidade chega, a 8% da velocidade da luz. Ou seja, 24 mil quilômetros por segundo. A velocidade é tão rápida que, segundo os cientistas, a dilatação do tempo entra em jogo. Uma hora em S62 duraria cerca de 100 minutos terrestres.
Em vez de uma elipse simples, a S62 segue um movimento espirográfico, que altera seu eixo cerca de 10 graus a cada ciclo. Em 2022, os efeitos da relatividade poderão ser analisados de forma ainda mais precisa do que os vistos com a aproximação da S2, já que a S62 fará mais uma visitinha ao "centro de tudo". Em 2018, a estrela chegou tão perto que foi possível observar um efeito da Teoria da Relatividade Geral proposta por Einstein, conhecido como desvio para o vermelho gravitacional. Esse efeito é constantemente observado em laboratórios, mas a S2 trouxe a prática para o "mundo real".