Manifestação em favor da democracia reúne aproximadamente 10 mil pessoas na Tailândia
Segundo a polícia de Bangcoc este pode ser considerado o maior protesto no reino em anos

Foto: Stefano Guidi/LightRocket via Getty Images
Uma manifestação ocorrida na Tailândia reuniu aproximadamente 10 mil pessoas neste domingo (16), segundo a polícia de Bangcoc, no que foi considerado o maior protesto no reino em anos. As principais reivindicações dos manifestantes são dissolver o Parlamento e modificar a Constituição de 2017, que concede amplos poderes para 250 senadores, selecionados pelo exército.
No mês passado, foram registradas manifestações praticamente todos os dias sob comando de estudantes, que exigiam uma reforma do governo do primeiro-ministro Prayut Chan-O-Cha, ex-comandante do exército responsável por liderar um golpe em 2014 que instaurou um junta militar que governa o país durante cinco anos.
Pela tarde, manifestantes de todas as idades se reuniram ao redor do Monumento pela Democracia de Bangcoc, construído em memória a revolução de 1932 que terminou com o absolutismo.
Os manifestantes entoaram gritos como "abaixo a ditadura", muitos deles usavam cartazes que faziam críticas ao governo pró-militar de Prayut. Enquanto outros mostravam cartazes com formato de uma pomba branca.
Com inspiração no movimento pró-democracia de Hong Kong, os manifestantes disseram não ter lideranças e receberam apoio em toda Tailândia, principalmente em campanhas através de redes sociais.