Vídeo: Claudio Tinoco nega rumores de fim da Federação União Progressista: “Segue firme e forte”
Líder do União Brasil na Câmara garantiu que impasses na alta cúpula dos partidos serão resolvidos

Foto: Farol da Bahia
O líder do União Brasil na Câmara Municipal de Salvador (CMS) e membro da Executiva estadual do partido na Bahia, Claudio Tinoco, negou nesta segunda-feira (3) os rumores de que a federação União Progressista possa chegar ao fim antes mesmo de ser registrada e homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a desentendimentos entre a alta cúpula.
Em entrevista ao Farol da Bahia, o vereador garantiu que a coalizão entre União Brasil e PP, aprovada em convenção partidária em agosto deste ano, permanece “firme e forte”.
“Tenho conversado e vejo a federação a cada dia com mais força para poder fazer um papel diferente em 2026. (...) A federação União Progressista foi antecipada porque há o desejo de unir forças”, completou.
Tinoco também justificou a demora na formalização do registro no TSE, lembrando que, em 2022, a fusão entre DEM e PSL, que resultou na criação do União Brasil, “só foi homologada em fevereiro” do ano eleitoral.
Segundo o vereador, as divergências entre os partidos serão resolvidas antes de abril de 2026, prazo final para o registro na Corte Eleitoral.
Entenda
Desentendimentos públicos entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, têm alimentado rumores sobre o possível fim da Federação União Progressista.
O impasse se deve aos projetos distintos dos dois líderes para 2026. Enquanto Caiado busca viabilizar candidatura à Presidência da República, Ciro Nogueira demonstra interesse em ocupar a vaga de vice em uma eventual chapa liderada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Além disso, há o entendimento de que será difícil unificar as posições da federação nos estados, especialmente na Bahia. Parte expressiva do PP integra a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto ACM Neto se destaca como principal candidato da oposição à disputa pelo governo estadual.
Assista:
LEIA TAMBÉM:
•Caso nova federação seja oficializada, Jerônimo garante que PP ficará sem deputados na Alba
•"Não vejo hipótese de alinhamento com o governo e nem de aliança com o PT", diz ACM Neto


