Coautor da Lei Magnitsky pede que sanções contra Moraes sejam retiradas

Em carta ao governo dos EUA, o deputado James P. McGovern se refere à aplicação da lei contra Moraes como "vergonhosa"

Por Da Redação
Às

Coautor da Lei Magnitsky pede que sanções contra Moraes sejam retiradas

Foto: Reprodução/Instagram/@repmcgovern | Rosinei Coutinho/STF

O deputado democrata de Massachusetts James P. McGovern, coautor da Lei Magnitsky, solicitou, nesta quarta-feira (20), que os Estados Unidos retirem as sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O pedido foi feito através de uma carta enviada ao secretário do Tesouro, Scott Bessent, e ao secretário de Estado, Marco Rubio.

No documento, McGovern afirma que a alegação do governo de Donald Trump de que o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros réus do 8 de janeiro é uma "caça às bruxas ilegal" é uma "afronta ao eleitorado brasileiro e a todo o conceito de Estado de Direito".

Segundo o deputado, o uso da Lei Global Magnitsky contra Moraes vai contra o propósito da medida, além de enfraquecê-la "como ferramenta de responsabilização por violações de direitos humanos". Além disso, ele se refere à aplicação da lei contra Moraes como "vergonhosa".

O democrata chega a elogiar as instituições brasileiras como um exemplo para o mundo e declara que os Estados Unidos são responsáveis por reforçar a democracia brasileira, e não por enfraquecê-la.

McGovern representa o Segundo Distrito do estado de Massachusetts na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Ele foi um dos quatro copatrocinadores do projeto bipartidário da Lei Global Magnitsky, em 2016.

Considerada como "pena de morte financeira", a Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos imponham sanções a cidadãos estrangeiros. O objetivo é punir pessoas acusadas de violações graves de direitos humanos ou de corrupção em larga escala.

LEIA TAMBÉM:

“Não há a menor chance de recuarmos nem um milímetro sequer”, declara Alexandre de Moraes ao Washington Post.

Governo Trump afirma que Moraes é 'tóxico' e que tribunal estrangeiro não pode anular sanções dos EUA

Dino mira sanções a Moraes e decide que ordens de outros países têm de ser homologadas no Brasil

Eduardo Bolsonaro defende sanções dos EUA contra líderes do Congresso e esposa de Moraes

Sanção de Trump extrapola Moraes e coloca STF sob pressão inédita

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.