Combate ao bullying

Confira o nosso editorial desta quarta-feira (7)

[Combate ao bullying]

FOTO: Reprodução

Hoje é dia do Combate ao bullying, já considerado um problema de saúde pública no Brasil, aliás, muito sério: pesquisa do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) aponta o Brasil como quarto país com maior prática de bullying no mundo, em que estudantes, principalmente de 11 a 12 anos, escancaram a violência física ou psicológica de colegas de escola e outras crianças.

O bullying se diferencia das brigas comuns – as que chegam às vias de fato ou as que ficam apenas na discussão. O agravante maior é quando se torna algo rotineiro, em que um jovem ou grupo começa a perseguir um ou mais colegas.

Queda no rendimento escolar, faltas na escola e mudanças no comportamento são os sinais mais frequentes apresentados por quem sofre esse tipo de violência. 

Afinal, mesmo sem as aulas no espaço físico da escola, o bullying continuam no ambiente virtual (ciberbullying) e ainda mais severo, uma vez que as crianças, na maioria dos casos, não consideram o mundo online um lugar formal como a unidade onde estudam, e é aí que os ataques ficam mais agressivos, sem filtros.

Pais e professores devem estar atentos ao comportamento dos jovens e manter sempre abertos os canais de comunicação com eles. O diálogo continua a ser a melhor arma contra esse tipo de violência, que pode causar efeitos devastadores em crianças e adolescentes.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!