Começa hoje a fase de testes do Pix; veja como vai funcionar
Grupo restrito poderá fazer um Pix para qualquer pessoa, mesmo que ela não esteja na fase de testes

Foto: Reprodução/ IG Economia
Inicia nesta terça-feira (3), a fase de testes do Pix, antes de funcionar plenamente no dia 16 de novembro. A operação será restrita a alguns usuários e vai servir para que as instituições financeiras testes os seus sistemas e arrumem os problemas que forem aparecer durante esses doze dias.
O Pix é um sistema de pagamentos e transferências instantâneos disponível 24 horas por dia e sete dias por semana. O Pix é uma realização do Banco Central e vai estar disponível para todos os clientes a partir do dia 16 de novembro.
A fase de testes será para um grupo reduzido de clientes de cada banco que poderão usar o Pix para todas as funcionalidades que estarão disponíveis no dia 16 de novembro, como pagamentos e transferências instantâneas, além de pagamentos agendados e via QR Code. A escolha de quem vai participar já foi feita pelas instituições financeiras, que devem ter avisado os clientes selecionados.
Caso tudo ocorra bem com as transações desse grupo, a partir do dia 9, as instituições poderão, gradualmente, aumentar o número de pessoas aptas a usarem o Pix dentro da fase de testes.
Durante a maior parte dos dias, a pessoa que participa da operação restrita poderá fazer um Pix das 9h às 22h para qualquer outra pessoa que tenha uma chave cadastrada, mesmo que não seja participante dessa fase de testes. A exceção é nas quintas e sextas-feiras. Nas quintas, o horário de funcionamento será das 9h até meia-noite e, nas sextas, de meia-noite até 22h.


