Confira o resultado do Brasil na Paralimpíada de Tóquio nesta terça-feira (31)
Yeltsin Jacques venceu a prova dos 1.500m da classe T12 e conquistou o 100º ouro do Brasil

Foto: Reprodução
O Brasil segue conquistando bons resultados na Paralimpíada de Tóquio, no Japão. Nesta terça-feira (31), a brasileira Yeltsin Jacques venceu a prova dos 1.500m da classe T12 (atletas com deficiência visual que enxergam vultos) com direito a recorde mundial e conquistou o 100º ouro do Brasil em Jogos Paralímpicos. Logo depois, Raíssa Machado levou a prata no lançamento de dardo da classe F56 (atletas com lesões na coluna, que competem em cadeiras de rodas).
Além disso, o Brasil garantiu ainda o emocionante bronze de Jardênia Félix, de apenas 17 anos, na prova dos 400m rasos classe T20 (atletas com deficiência intelectual). O resultado ruim ficou pela final dos 100m rasos da classe T11 (cegos). O Brasil tinha duas atletas entre as quatro competidoras, mas acabou sem medalha, já que as cordas que ligavam Jerusa Geber e Thalita Simplício aos guias acabaram se rompendo e as duas foram desclassificadas.
Já medalhistas de ouro, Maria Carolina Santiago e Gabriel Bandeira voltaram a garantir bons resultados. Maria Carolina venceu mais uma prova, a dos 100m livre da classe S12 (deficientes visuais que enxergam apenas vultos), enquanto Gabriel Bandeira ficou com a prata nos 200m medley da classe S14 (deficientes intelectuais), com grande recuperação na última parte da prova, no nado livre.
Mariana Gesteira alcançou um bronze na dos 100m livre da classe S9 (atletas com restrições nas articulações em uma perna ou amputações abaixo do joelho nas duas) e o quarteto formado por Wendell Belarmino, Douglas Matera, Lucilene Caetano e Maria Carolina Santiago conquistou a prata no revezamento 4x100m livres misto 49 pontos (ou seja, a soma das classificações dos atletas tem que dar 49), voltado para deficientes visuais.
Goalball
O Brasil fechou a primeira fase com mais uma goleada: mesmo com os reservas na maior parte do tempo, a equipe brasileira bateu a França por 4 a 0. Os gols foram dois de Nonato e dois de Jardiel. Na semifinal, o adversário será o Marrocos.
A seleção masculina de goalball bateu a Turquia por 9 a 5 nas quartas-de-final e se classificou. Com um excelente primeiro tempo, o Brasil abriu 5 a 0 na etapa inicial e administrou bem na final. O adversário da semifinal será a Lituânia, que o Brasil venceu por 11 a 2 na primeira fase, mas que é a atual campeã paralímpica.
Bocha
O Brasil não teve um bom dia na bocha. Eliseu dos Santos foi eliminado nas quartas da categoria BC4 para o chinês Yuansen Zheng. A partida ficou empatada em 3 a 3 e Eliseu perdeu no desempate. Na BC3, Evelyn Oliveira foi derrotada pelo britânico Scott McCowan por 9 a 1.
Quem passou das quartas, acabou perdendo na semi e irá disputar o bronze. Maciel Santos, da BC2, foi derrotado pelo japonês Hidetaka Sugimura por 3 a 2 e irá brigar por medalha contra Worawut Saengampa, da Tailândia. Já José Carlos Chagas perdeu para o britânico David Smith por 7 a 4 na classe BC1 e vai disputar a medalha de bronze contra André Ramos (POR).