Confira os riscos de medicar crianças com aspirinas

Pediatra explica porque os AAS caíram em desuso para crianças

Por Da Redação
Às

Confira os riscos de medicar crianças com aspirinas

Foto: Reprodução

Os AAS são medicamentos que contém ácido acetilsalicílico, substância com ação antitérmica, analgésica e anti-inflamatória e são utilizados para tratar dores e febre, o que é considerado um erro pelos especialistas, especialmente se administrados em crianças. 

Segundo a pediatra Mariana Moretto Caniato, da Clínica Abrace, de São Paulo, em entrevista ao Metrópoles, o uso de medicamentos com ácido acetilsalicílico é uma das heranças de quando não haviam muitas informações sobre o medicamento.

“É uma cultura antiga, antes chamavam os AAS de melhoral infantil. Os pais usavam para tratar as crianças com gripe, catapora e outros sintomas, mas os efeitos colaterais são diversos. Então, administrar aspirinas sem prescrição médica pode ser um erro perigoso”, alerta Mariana.

De acordo com a especialista, entre os riscos de se automedicar com AAS estão: úlcera gástrica, hemorragia aguda grave, reações alérgicas, insuficiência renal e Síndrome de Reye.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.