Conflitos trabalhistas solucionados por conciliação tem queda de 58% na pandemia

Taxa de processos conciliados, no entanto, não sofreu impacto

[Conflitos trabalhistas solucionados por conciliação tem queda de 58% na pandemia]

FOTO: Divulgação/TST/MT

De acordo com dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o número de conflitos trabalhistas solucionados através de conciliação teve uma queda de 318 mil, entre abril a julho de 2019, para 133 mil, no mesmo período deste ano. Ou seja, 58%. 

Apesar de menos processos terem sidos julgados neste período de pandemia da Covid-19, a taxa de processos conciliados no período não foi impactada no período. Enquanto o percentual de abril a julho de 2019 foi de 46%, no mesmo período deste ano, foi de 45%. 

"Só houve essa disparidade numérica no primeiro grau. Nos tribunais, o número processos julgados foi maior. Em junho e julho, houve um aumento de conciliações porque os juízos já haviam se adaptado [às condições provocadas pela pandemia] estavam fazendo audiências virtuais", explicou a ministra Cristina Peduzzi, presidente do TST.

Cristina explicou ainda que os conflitos trabalhistas registrados neste ano foram de fácil resolução. "Eles são inquestionáveis. São processos sobre rescisão de contrato, aviso prévio, férias proporcionais, verbas recorrentes e décimo terceiro. É diferente de provar uma sentença por assédio moral e sexual", afirmou.
 


Comentários