"Congresso da mamata" foi o termo mais mencionado em publicações sobre o cenário econômico brasileiro, diz levantamento
Expressão apareceu em mais de 502 mil publicações nas redes sociais

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Instituto de Pesquisa e Inteligência Nexus realizou um monitoramento para saber quais os termos mais utilizados nas redes sociais relacionados ao cenário econômico após o embate entre os poderes Legislativo e Executivo brasileiros. O levantamento considerou as publicações feitas entre o último dia 23 e a manhã desta quinta-feira (3).
Segundo o estudo, feito a pedido do GloboNews Mais, o termo "Congresso da mamata" foi o mais utilizado, com 502.218 publicações. O termo se refere à decisão do Congresso de aumentar o número de deputados federais de 513 para 531. O projeto de lei foi aprovado pelo Senado na quarta-feira (25).
Em seguida, aparece o termo "Congresso, inimigo do povo", com 408.248 menções. A expressão é utilizada por militantes para denominar o que eles chamam de "falsa preocupação do congresso" com a responsabilidade fiscal, além de acusar os parlamentares de governarem para a elite.
"Hugo Mota traidor" aprece em terceiro lugar, com 238.710 publicações, referente à decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar a proposta que derrubou os efeitos do decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
As tags "Agora é a vez do povo", com 184.019 menções, e "Ricos paguem a conta", com 83.300, concluem o levantamento.
Leia também:
- Senador Cleitinho critica gastos com aumento no número de deputados federais: "Como a gente tem moral de apontar o dedo para o governo?"
- Confira como votaram deputados baianos em projeto que derruba aumento do IOF
- Entenda o vai e vem do governo sobre a alta do IOF
- Aumento de deputados federais elevará orçamento no Congresso em R$ 64 milhões por ano