Congresso peruano aprova início de novo processo de impeachment contra Martín Vizcarra
Presidente do país é acusado de receber propina de empresários

Foto: Reprodução/Midiamax
O Congresso peruano foi aprovado nesta segunda-feira o início de um novo processo de impeachment contra o presidente Martín Vizcarra após alegações de corrupção. Há um mês e meio, Vizcarra sobreviveu a uma tentativa semelhante, mas à época não houve votos suficientes para dar o prosseguimento. Desta vez, o início do processo foi aprovado com 60 votos a favor, 40 contra e 18 abstenções.
Vizcarra assumiu o poder em março de 2018 após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski. Ele é acusado por supostos atos de corrupção em 2014, quando era governador da região de Moquegua, no sul do Peru. Vários empresários afirmam que pagaram propina a Vizcarra para serem beneficiados em licitações de obras públicas.
A ação foi apresentada em 20 de outubro pelo partido União pelo Peru (UPP). "Não há provas das acusações. Tenho certeza que o Congresso não vai cair no jogo de um grupo político que busca o caos", disse Vizcarra, que agora terá que se apresentar ao Congresso em 9 de novembro para apresentar sua defesa.