Consciência ecológica
Confira o editorial desta quarta-feira (22)

Foto: Divulgação
Neste 22 de dezembro se comemora o “Dia Internacional da Consciência Ecológica”. A data é uma homenagem ao seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, conhecido por Chico Mendes, que foi assassinado em 22 de dezembro de 1988 no estado do Acre, entre uma das possíveis razões, por se posicionar contra a exploração e o desmatamento da Floresta Amazônica.
A consciência ecológica é um dos temas de maior evidência nos últimos anos. É a habilidade de compreender o meio ambiente em que se vive e os impactos causados pela ação do homem na natureza.
Informação e conhecimento são essenciais para transformar a realidade. Mas não basta apenas conhecer os impactos causados pelo homem ao equilíbrio ambiental, é necessário refletir e agir para transformar a realidade.
Neste contexto, a educação ambiental é um forte instrumento de transformação social, em que o indivíduo toma consciência do seu papel na preservação do planeta por meio de mudanças de hábitos e pequenas atitudes no seu dia a dia.
Cabe a cada cidadão praticar a consciência ecológica, pensando no presente sem comprometer as gerações futuras, para que a humanidade possa viver em um mundo melhor, mais justo e ecologicamente equilibrado.