Consciência negra: existir e lutar

Confira o editorial desta quarta-feira (20)

[Consciência negra: existir e lutar ]

FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Engajar jovens para interiorizar a resistência negra e ter voz frente ao racismo é algumas das muitas ideias e lutas necessárias no Brasil. O Dia da Consciência Negra, hoje, escancara estas demandas numa sociedade desigual e, infelizmente, ainda bastante racista.

Um recorte do texto de Moniz Sodré evidencia a importância de engajamentos junto aos jovens. Fala de pertencer a um grupo, em que cada ser singular perfaz sua individualidade e, a partir da pluralidade instituída em cada um dos encontros, move-se o desejo ancestral de ser continuidade de luta, de conhecer nossos antepassados, de ter um espaço de voz e de partilha.

A importância da data, de se ter o Dia, para nós enquanto coletivo, é o pensar que enquanto corpos africanos na diáspora brasileira, somos continuidade de luta. Entendemo-nos como extensão, de que sempre fomos resistência.

A data em si é ainda de referência à ancestralidade, à identidade, memória espiritual e cultural negra”. 

Vale apontar o Ubuntu (filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras) para falar sobre o Dia da Consciência Negra: “Só existo porque existimos, porque vieram outros nessa luta antes”.

E é o que impulsiona a luta do povo negro para um outro amanhã. A educação antirracista é fundamental para pensar estrutura social, por isso que promover a formação da juventude preta e importante para que haja não só resgate histórico, mas também para que seja possível, frente ao epistemicidio, dar autonomia e retomar os espaços que lhes são negados.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!