Consórcio comandado pela Petrobras devolve parte da área do megacampo de Libra para ANP

Local devolvido na Bacia de Santos está dentro da zona do pré-sal

[Consórcio comandado pela Petrobras devolve parte da área do megacampo de Libra para ANP]

FOTO: Divulgação

A Petrobras devolveu para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) parte da área de Libra, o megabloco de petróleo no pré-sal. Essa foi a primeira área adquirida no Brasil pelo regime de partilha e está localizada na Bacia de Santos. Em 2013, quando foi arrematada, a área tinha um volume de óleo recuperável estimado entre 8 bilhões a 12 bilhões de barris.

Na época, o local foi adquirido em consórcio formado entre Petrobras (40%), Shell (20%), Total (20%) e as chinesas CNODC (10%) e CNOOC (10%). A PPSA é a gestora do contrato. Do megabloco de Libra, só a área Noroeste de Libra foi declarada comercial e rebatizada de Campo de Mero, hoje terceiro maior campo produtor do pré-sal.

Em comunicado, a Petrobras declarou que a parte devolvida fica em uma área no sudeste do bloco de Libra. "Desde o início das atividades de avaliação do Bloco de Libra, a área Sudeste, um compartimento distinto das demais, era identificada como área de baixo potencial. A conclusão do processamento dos dados obtidos confirmou esta expectativa", informou a estatal.

A Petrobras disse ainda que a devolução está de acordo com o Plano de Avaliação de Descoberta, que abrange as áreas Central e Sudeste do bloco de Libra. A fase exploratória de avaliação da descoberta dessa área será continuada até março de 2025.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!