• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Contribuintes que realizaram saque imediato do FGTS em 2019 devem declarar no Imposto de Renda

Contribuintes que realizaram saque imediato do FGTS em 2019 devem declarar no Imposto de Renda

Valor deve ser apresentado como rendimento isento ou não tributável

Por Da Redação
Ás

Contribuintes que realizaram saque imediato do FGTS em 2019 devem declarar no Imposto de Renda

Foto: Reprodução/ G1

Parte dos 60, 4 milhões de trabalhadores que retiraram até R$ 998 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2019 terá que declarar o saque imediato no Imposto de Renda Pessoa Física 2020. Entretanto, a obrigação só é válida para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis.  

O saque imediato deve ser declarado no formulário de rendimentos isentos e não tributáveis, no item 4, que engloba indenizações por rescisão de contrato de trabalho, por planos de demissão voluntária, por acidente de trabalho e saques do FGTS. Ao abrir o campo, o contribuinte deve informar o valor sacado, escrevendo “Caixa Econômica Federal” e o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) da instituição (003603050001-04).

Caso o contribuinte não tenha o comprovante de saque, é necessário solicitar um extrato na página do FGTS na internet, na página da Caixa ou no aplicativo FGTS disponível para os sistemas Android e iOS. 

As regras para o saque imediato são semelhantes às dos saques regulares, em que o trabalhador também precisa declarar o valor retirado do FGTS. Além de demissões sem justa causa, o FGTS pode ser sacado em caso de término de contrato temporário, aposentadoria, rescisão por falência, doenças graves e mais dez situações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.